Universidade estadual
Sergipe já está pronto para uma universidade pública estadual? Esta semana o Deputado Estadual Pastor Antônio dos Santos (PSC) levou o tema para a tribuna da Assembléia Legislativa. O governador Marcelo Déda poderá colocar o seu nome para sempre na história de Sergipe se abraçar está causa tão nobre. Há estados menores ou de igual poder econômico que o nosso que possuem IES estaduais, alguns possuem mais de uma instituição de ensino superior. E precisamos de que para a implantação? De vontade política. Mas o nosso governador deveria aproveitar o seu trânsito em Brasília, a sua proximidade com o presidente Lula e buscar recursos para a instalação da nossa universidade estadual. Carecemos de avançar no desenvolvimento estudantil, na pesquisa e em aprimoramentos tecnológicos, e o melhor lugar para isto acontecer é na academia. Temos a UFS é verdade, mas não é nossa, é federal, não comandamos. Temos sim é que ampliar o acesso ao universo do ensino superior, qualificar mais e melhor o cidadão, gerar mais oportunidades.
Tenho certeza que os críticos dirão que não há recurso para tal projeto, dirão que é uma insanidade gastar tanto dinheiro com uma universidade. Perguntarão pelo povo, pela fome, por isso e por aquilo. Sempre existirão outras prioridades. Digo porém que a educação é sempre prioridade, deve estar em pauta como um tema de primeira necessidade para atender aos anseios de qualquer sociedade que deseja o progresso e nós sergipanos queremos o progresso, queremos a mudança nos rumos de nossa gente, queremos uma universidade pública estadual.
..................................................................................
Universidade Estadual
Em sua volta a Assembléia Legislativa o deputado Pastor Antônio dos Santos (PSC) fez pronunciamento no último dia 17 falando da importância da implantação de uma universidade pública estadual em nosso estado. O parlamentar espera ampliar esta discussão com os movimentos estudantis e pretende tratar do assunto diretamente com o governador Marcelo Déda (PT).
SINTESE na Assembléia
O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) defendeu a necessidade de se promover um grande debate sobre o pagamento do Piso Salarial Nacional pelo governo de Marcelo Deda (PT), no plenário da Assembléia Legislativa. Para tanto, o Democrata chegou a um entendimento com o líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), para unificar os dois requerimentos protocolados na Casa que convidam o presidente do SINTESE, Joel Almeida, para o debate.
Déda se nega ao diálogo
O deputado federal Iran Barbosa (PT) fez novo apelo, nesta quarta-feira (18), na tribuna da Câmara Federal, para que o governador Marcelo Déda receba o mais rápido possível a comissão de negociação que representa os professores da rede estadual de ensino.
17 de Março
Devido à falta de carteiras suficientes para todas as turmas, os alunos da Escola Estadual 17 de Março, em Aracaju, estão tendo aula em sistema de revezamento. Desde a última segunda-feira, 16, quando o período letivo foi iniciado, os estudantes receberam a informação de que as aulas estariam ocorrendo em dias alternados, pela falta do mobiliário escolar.
UFS faz pesquisa
Segundo pesquisas 95% dos casos de anorexia e bulimia acontecem em mulheres e passaram a se desenvolver num público estudantil feminino de menor faixa etária, potencialmente entre 12 e 20 anos.
Meia entrada para professor
De acordo com a lei 3.046 aprovada em 2002 pela Câmara de Vereadores de Aracaju, os professores no efetivo exercício da profissão têm direito a pagar meia entrada “em locais de diversão, de espetáculos teatrais, musicais e circenses, casa de exibição cinematográfica, praças esportivas e similares das áreas de esporte cultura e lazer, no âmbito do território do município de Aracaju”.
Iran presidente?
Pelo bom trabalho desempenhado pelo deputado federal Iran Barbosa no legislativo seria coerente a sua indicação para a presidência da comissão de educação e cultura da câmara dos deputados.
Câmara contra trotes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto para disciplinar os trotes em universidades públicas. O projeto proíbe trote que ofenda a integridade física, moral ou psicológica dos novos alunos; traga constrangimento, exponha de forma vexatória ou implique pedido de doação de bens ou dinheiro.
Joel Almeida I
O presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Sergipe, SINTESE, professor Joel Almeida, criticou duramente a administração do governador Marcelo Deda (PT). Joel disse que se as escolas estão em funcionamento, é graças aos esforços dos professores e alunos que resistem a tudo.
Joel Almeida II
Joel disse que o discurso de Deda hoje é diferente de quando era deputado. Segundo Joel, o governador enquanto parlamentar achava justo e apoiava as greves. “Quando João Alves era governador, Deda achava que tinha mesmo que se fazer greve, porem hoje ele ameaça cortar o ponto e até o pagamento do professor, recorendo à justiça”.
SINDIPEMA na Câmara
Atendendo a uma reivindicação do SINDIPEMA a Câmara de Vereadores de Aracaju recebe os representantes dos professores municipais no dia 02 de março para tratar do Piso Salarial Nacional.
Esta coluna é uma publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário