É verdade que o atual modelo de seleção para as universidades públicas gera muito transtorno e transforma a educação em um mercado terrível. É verdade que as escolas perderam o foco da educação para a vida e sim para o ingresso nas instituições de ensino superior, tentam tornar os seus alunos em máquinas para reter conteúdos e os seus professores em máquinas repetidoras de informações. É verdade que isso tem tirado o essencial do processo ensino-aprendizagem. Mas como solucionar tal problema? Criando outro? O MEC lançou a proposta de unificação do processo vestibular para todas as universidades do país sob o pretexto de melhorar a condição de ensino, segundo o ministro Fernando Hadad já é para vigorar a partir de 2010. O Governo Federal deve é pensar em criar condições para uma educação básica de qualidade e isso de forma urgente. Ouço os discursos em nome da melhoria educacional, são várias as teorias para uma qualidade ímpar no plano de ensino do país, o simples e melhor a se fazer é investir na educação infantil, no ensino fundamental menor. Nós temos várias crianças em sérias avançadas que são analfabetos funcionais. O que o governo faz para estar bem com os organismos internacionais é criar projetos de aceleração de séries para adequar crianças mais velhas sem se preocupar com o mais importante, aprendizado.
Amigos da Escola
Quarenta alunos da 7ª série, da Escola Municipal José do Prado Franco Sobrinho, localizada em Nossa Senhora do Socorro, participaram do primeiro dia temático do projeto Amigos da Escola edição 2009. Com o tema “Meio Ambiente”, os estudantes visitaram o Oceanário, na Orla de Atalaia, na manhã do dia 03.
Esporte
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove na próxima terça-feira, às 8h30, no auditório do Banese, o lançamento da XXVI edição dos Jogos da Primavera. A competição envolve os alunos das redes estadual, municipais e particular de Sergipe.
... uns com tanto...
As aulas no Colégio Estadual John Kennedy, iniciadas dia 26 de março, passaram a ter um sabor especial para os 740 alunos matriculados neste ano letivo de 2009. Com as obras de reforma e ampliação praticamente concluídas, a unidade de ensino ganhou refeitório, pintura e telhado novo, rampas de acesso para deficientes, laboratório de informática com 27 pontos distribuídos, estacionamento, novos ventiladores, bancos na área interna para acomodar os estudantes nos intervalos das aulas, além da reestruturação da rede elétrica e hidráulica.
... e outros sem nada.
Uma nova audiência foi realizada na manhã desta quinta-feira, 2, para tratar da situação da escola estadual Castelo Branco, localizada no Bairro Industrial. As aulas foram suspensas devido às condições precárias da estrutura da unidade de ensino. Na ocasião o promotor de justiça, Fausto Valois, solicitou que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) providenciasse, até o dia 20 de abril, um local provisório e adequado para que as aulas sejam retomadas.
Cotas
A votação do parecer da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) aos projetos - um da Câmara (PLC 180/08) e outro do Senado (PLS 344/08) -, que estabelecem política de cotas para ingresso nas universidades públicas e nas escolas técnicas federais deverá ser adiada novamente. Isso porque o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), pretende pedir vista dessas matérias logo após a leitura do parecer na reunião da próxima quarta-feira (8).
Dinheiro em Caixa
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu no último dia 31, as parcelas de março do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). No total, são R$ 524,2 milhões, que já estão disponíveis nas contas correntes das secretarias de educação de estados e municípios.
Ciência e tecnologia
Inaugurado no último dia 22 e aberto ao público desde segunda, 30, o espaço Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju, localizado no Parque da Sementeira, Zona Sul de Aracaju, é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, e a Fundação Phoenix.
Greve continua
Em assembleia realizada na última quarta-feira, 1º de abril, a categoria decidiu pela permanência da greve. Os professores da rede municipal de Aracaju estão reivindicando pelo reajuste referente à data-base 2009 e pela implantação correta do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na rede de educação da capital sergipana. A assembleia seguinte será na próxima terça-feira, 07 de abril, às 15h, no Sindipema.
Orientação para mudar
A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (1º) o Projeto de Lei 1436/07, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que assegura orientação vocacional ao adolescente em regime de semiliberdade ou privado de liberdade. Essa orientação deverá ser feita por meio de testes de interesses, aptidões e habilidades no processo de sua escolarização e profissionalização, já garantidas na lei.
Suspeitas
No exercício da Curadoria dos Direitos à Educação e do Patrimônio Público e Social, o Promotor de Justiça de Japaratuba, Dr. Nilzir Soares Júnior, instaurou dois Inquéritos Civis, para apurar denúncias de irregularidades na prestação do serviço de Educação nos Municípios de Japaratuba e Pirambu.
Publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário