domingo, 26 de abril de 2009

No meio do caminho

No meio do caminho do processo vestibular o Mec colocou uma pedra, uma pedra enorme e muito pesada na cabeça de escolas, universidades e principalmente de alunos. O senhor ministro já determinou o dia e a hora para se realizar o novo ENEM que serve como vestibular. O que mais há nos dias atuais é desespero por parte da sociedade envolvida com educação. Não se sabe como serão as regras ainda de forma bem clara, e as universidades que adotam o formato PSS, o caso da UFS. Acabará já este ano o PSS do 1º ano aqui em Sergipe? E os alunos que cursam o 3º ano do ensino médio? E as escolas que se planejaram junto com o seu corpo pedagógico para ministrar aulas até o início de dezembro, como farão com este ENEM/vestibular nacional sendo realizado em 03 e 04 de outubro? E o regionalismo aplicado nos concursos seletivos Brasil afora? O aluno que pretende adentrar o campus da UFS como aluno deve estudar a geografia e história local, e agora? Percebe-se inclusive muita pressão do Ministério da Educação para que os conselhos das IES acatem o novo formato de prova. Será que a UFS não aceitar terá ainda tantos recursos para sua ampliação?

Manifestação Nacional
Professores da rede estadual de ensino participaram da paralisação nacional da categoria por salários dignos e melhores condições de trabalho. Os ativistas da educação realizaram no calçadão da rua João Pessoa, nesta sexta-feira, 24, a queima dos contra-cheques e em seguida saíram em passeata pelas ruas do centro de Aracaju.

Psicólogos e assistentes sociais
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no último dia 15 projeto de lei da Câmara (PLC 60/07) que coloca à disposição dos alunos da educação básica da rede pública os serviços de psicólogos e assistentes sociais. A equipe multiprofissional será vinculada à escola e, se necessário, contará com a participação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Policiais e bombeiros
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (22) o Projeto de Lei 7582/06, do deputado José Otávio Germano (PP-RS), que concede bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação a bombeiros militares e policiais federais, rodoviários, ferroviários, civis e militares. As bolsas serão concedidas aos que estiverem no exercício das suas atividades funcionais e também a aposentados por invalidez.

Venâncio Fonseca
O deputado estadual e líder da oposição na assembléia legislativa fez questionamentos sobre o acompanhamento da OAB em relação a merenda escolar.

Bom exemplo
A Faculdade de Sergipe fará o famoso trote, só que será em beneficio social. Os alunos calouros vão doar sangue para o banco do HEMOSE. Parabéns.

Abono de faltas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou no último dia 16, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2171/03, do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que garante a aplicação de provas e a atribuição de frequência a alunos impossibilitados de comparecer à escola por motivos de liberdade de consciência e de crença religiosa.

Greve ilegal
Os professores municipais de Aracaju terão de retornar às salas de aula imediatamente. Foi o que determinou a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) Célia Pinheiro, em decisão emitida nesta quinta feira (23). Na ação, a magistrada declara a ilegalidade da greve e determina a retomada das atividades, sob pena de multa de R$ 15 mil para o Sindicato dos Profissionais de Ensino de Aracaju (Sindipema) por dia de descumprimento.

Irregularidades
O TCU verificou erros nas concessões feitas pelo Prouni, segundo a auditoria há um número significativo de alunos recebendo o beneficio ilicitamente.

Bandeira Nacional
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que obriga o hasteamento da bandeira nacional em escolas públicas e particulares pelo menos uma vez por semana.

Ato pelas cotas
O Comitê Brasileiro em Defesa da Aprovação do Projeto de Lei Complementar (PCL) 180, sobre cotas nas universidades federais para oriundos de escolas públicas, fez ato público no último dia 23 para que a matéria entre em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Salário-educação
A quarta parcela da cota do salário-educação já está disponível nas contas correntes das secretarias de educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) depositou, no último sábado (18), R$ 435.103.245,41 referentes ao repasse.

Publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário