Presenciamos de forma concreta e maciça as manifestações de vários segmentos sociais em nome de melhorias nas condições de trabalho e de melhores condições salariais. Os movimentos sociais no Brasil sempre se mobilizaram em nome da defesa de seus interesses. Dentro desses movimentos e dessas manifestações uma presença foi constante e marcante, a dos estudantes. Onde eles estão, onde está a politização de tão importante parcela da sociedade organizada? Quando falo em politização, não falo em política partidária, mas em capacidade de articulação de seu grupo para defender uma melhor qualidade de ensino. As ruas de Aracaju estão saudosas da presença dos tênis e sapatos surrados dos nossos alunos, as praças estão com saudades do calor humano das aglomerações juvenis, até os pássaros sentem falta do corro e das vozes em harmonia da nossa juventude. Muitas escolas depredadas sem condições alguma para iniciar o ano letivo, professores em luta em nome do PISO SALARIAL e nada das mobilizações. UMESA, USES, UBES, UNE onde estão vocês? O que andam fazendo? Os grandes líderes da nossa atualidade surgiram nos movimentos de base estudantil, a revolução contra a ditadura militar brasileira recebeu um importante apoio dos estudantes, os mesmos que se mobilizaram em nome das diretas já, do fora Collor. Estudantes onde estão vocês?
ENEM I
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) aprovou a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de estudantes candidatos a vagas nos cursos superiores de tecnologia e licenciatura.
ENEM II
As universidades federais terão até o fim deste mês para decidir se vão aderir ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) proposto pelo Ministério da Educação (MEC). A informação foi confirmada nesta sexta, 8, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O prazo inicial para adesões, definido pela Secretaria de Ensino Superior, terminava nesta sexta-feira.
PROUNI
Profissionais formados com bolsas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) revelam que o mercado de trabalho se abriu – 80% estão trabalhando –, e que a renda familiar aumentou para 68% deles. Mas o principal efeito da oportunidade de fazer uma graduação aconteceu na família. Oito de cada dez entrevistados disseram que familiares se sentiram motivados a iniciar ou prosseguir os estudos.
AULAS À DISTÂNCIA
O vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Marcos Formiga, e o representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Paulo Alcântara Gomes, sugeriram a rejeição do projeto do senador licenciado e ministro das Comunicações Hélio Costa que propõe aulas presenciais e periódicas nos cursos dessa modalidade de ensino.
AVANÇO
O Brasil alcançou a 13.ª posição na classificação mundial em produção científica em 2008 — ultrapassou a Rússia (15.ª) e a Holanda (14.ª). De 19.436 artigos em 2007, essa produção subiu para 30.451 publicações em 2008.
PROFESSORES NÃO PREPARADOS
A principal dificuldade que os estados vão enfrentar na reforma curricular do ensino médio, proposta pelo Ministério da Educação, será a falta de professores preparados para atender o novo modelo, avalia a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra.
ESPORTE ESTUDANTIL
A XXVI edição dos Jogos da Primavera, maior evento esportivo estudantil promovido pelo Governo do Estado, contará com a participação de mais de nove mil alunos da rede estadual de ensino. As inscrições terminaram na última quarta-feira, 6, e cerca de 250 escolas da capital e do interior vão participar do processo seletivo das modalidades coletivas. Já nas modalidades individuais, também haverá a participação de alunos com deficiência motora.
SINTESE NO SERTÃO
Os professores da rede estadual de ensino se reuniram nesta quinta feira (07), em praça pública para queimar os seus contracheques. O ato foi realizado em Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano, pelos professores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese).
JOSÉ ALENCAR CARDOSO
O Promotor de Justiça Especializado na Defesa dos Direitos à Educação. Dr. Luis Fausto Valoes, presidiu Audiência Pública, nesta quinta-feira (07), para discutir incorreções na estrutura física e administrativa da Escola Estadual José Alencar Cardoso, localizada no conjunto Bugio.
DJENAL TAVARES DE QUEIROZ
Alunos e professores da Escola Estadual Djenal Tavares de Queiroz paralisarão as aulas nesta terça feira (05), fizeram um protesto pelas ruas de Aracaju.
Publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário