Sabemos que a educação é o caminho para consolidar um ser dotado de conhecimento e lhe oferecer aptidão para fazer uma leitura de mundo equilibrada. Em todo o país a educação é um tema sempre debatido, levado às vezes a exaustão em discursos acalorados. Discute-se no momento o ingresso no ensino superior, amplia-se a oferta de vagas e de cursos em vários campis universitários, fala-se em piso salarial, em cotas para alunos da rede pública, para alunos negros e índios, busca-se ampliar a formação de adultos com os supletivos de ensino fundamental e médio, há até um programa chamado ‘acelera’ para adiantar a série de alunos repetentes e ou atrasados por ingresso tardio em sala de aula. Mas onde estão os doutores do saber que não discutem o aprimoramento da educação infantil, mola mestra para um bom início de vida intelectual, onde estão os bons salários para os mestres que abdicadamente devotam as sua vidas ao ensino de nossas crianças? Se de fato qualquer governo tiver o interesse em fazer desenvolver o nosso país terá que descer do palanque e construir um eficiente projeto, em longo prazo, para a educação infantil. Fazer um governo que não se torne assistencialista, mas que crie condições de levar as futuras gerações ao pleno entendimento de cidadania, que não tenha medo de formar seres inteligentes, capazes de fazer a sua própria escolha.
Ação conjunta
A Escola Estadual Professora Julia Teles, localizada no conjunto Jardim I, lançou na manhã desta quinta-feira, 28, o projeto 'Julia Teles, uma escola viva'. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Meio Ambiente e algumas empresas, a unidade de ensino está realizando um mutirão para revitalizar a escola.
Formação de professores
O Ministério da Educação (MEC) lançou no dia 28, o primeiro Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. A intenção é formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na educação básica e ainda não são graduados. De acordo com o Educacenso 2007, cerca de 600 mil professores em exercício na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes das licenciaturas em que se formaram.
Educação e Economia
O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira, dia 27, a medida provisória que estende a merenda e o transporte escolares a estudantes da rede pública de educação básica. Aprovada anteriormente na Câmara dos Deputados, a medida determina que 30% dos recursos da merenda sejam destinados à compra de produtos da agricultura familiar para estimular a atuação de pequenos produtores locais. Para a medida provisória virar lei falta apenas a sanção presidencial.
Educação e Justiça
Durante todo o dia de ontem, 29 , o município de Carira esteve voltado para o Seminário “Cidadania é Legal”, que foi realizado a partir das 8h no Ginásio de Esportes Dr. Albano do Prado Franco. A atividade foi uma iniciativa do Poder Judiciário local juntamente com a Prefeitura Municipal de Carira que visou aproximar a população, principalmente os adolescentes e jovens, da justiça e seus órgãos.
Enem I
Os estudantes que participarão do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão dez horas de provas nos dias 3 e 4 de outubro. Serão 180 questões objetivas de múltipla escolha, 45 em cada uma das quatro provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. O edital com os detalhes da prova foi publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.
Enem II
As inscrições começam em 15 de junho e se encerram no dia 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internet, no site do Enem. Pelo menos 35 das 55 universidades federais já decidiram usar o novo exame em seus processos seletivos.
Os estudantes de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Os alunos da rede privada terão de pagar R$ 35. Também ficam isentos os alunos que participaram em 2006, 2007 ou 2008 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
UFS
Os mestrados em Antropologia, Biotecnologia de Recursos Naturais, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Física e Química e os doutorados em Sociologia e Física estão com inscrições abertas na UFS (Universidade Federal de Sergipe). Há 72 vagas para os pleiteantes ao título de mestre e 15 para os de doutor.
Cartão mais Aracaju
Como forma de combater a evasão escolar e garantir o direito ao Cartão Mais Aracaju Escolar aos alunos que não somente estejam matriculados em uma instituição de ensino, mas que também frequente regularmente as aulas, as equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estão visitando todas as escolas municipais, estaduais e particulares, para avaliar a situação dos estudantes cadastrados.
Negociação
A comissão de negociação do Sindicato dos Professores do Estado (Sintese) se reuniu na tarde desta sexta-feira, 29, com os secretários da Educação, José Fernandes Lima, e da Fazenda, João Andrade, para uma nova rodada de negociações sobre a implantação do piso salarial para o magistério da rede estadual. Nada ficou definido e haverá um novo encontro na segunda-feira dia 01 de junho.
Coluna 'papo de escola' publicada dominicalmente no Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário