sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uma eleição: duas disputas

Por Rita Oliveira | 21/8/2009 09:04:45 | Jornal do Dia

Estamos a um ano e dois meses das eleições de 2010 e Sergipe já tem quatro pré-candidatos ao Governo do Estado: o governador Marcelo Déda (PT), o ex-governador João Alves Filho (DEM), o ex-secretário Nilson Lima (PPS) e o professor Anderson Góis (PV).
Mantendo essas candidaturas, a eleição estará polarizada entre Marcelo Déda e João Alves. O ex-governador só não será candidato se não conseguir viabilizar sua candidatura ao governo, ou seja, se não conquistar importantes apoios políticos e uma boa coligação.

Anderson e Nilson estarão disputando o terceiro lugar. Nilson disputará a eleição pelo PPS, um partido que em Sergipe tem como estrelas o histórico Wellington Mangueira e o ex-prefeito Zé Franco. Hoje Nilson tem o apoio de nove pequenos partidos. Amanhã, boa parte desses partidos nanicos poderá ser picado pela mosca azul e pender para Déda ou João.

Além do risco de perder o apoio da maioria desses partidos, Nilson ainda poderá sofrer o desfalque da filiação do ex-prefeito de Socorro, Zé Franco. Ele deve disputar mandato de deputado federal por outra legenda, provavelmente o PDT, onde se encontra o aliado prefeito Fábio Henrique.

Nilson corre o risco de ficar sozinho na disputa de 2010, indo para o pleito com a sua história de militância de 27 anos do PT, de um bom gestor de finanças tendo sido comprovada na sua passagem como secretário de Finanças da Prefeitura de Aracaju e secretário de Estado da Fazenda. Para evitar isso, o pré-candidato se movimenta e está visitando lideranças políticas do interior.

Já Anderson Góis também pode disputar sozinho a eleição do ano que vem. Terá a seu favor o fato de ter sido candidato revelação nas eleições municipais de Aracaju no ano passado e a provável candidatura a presidente da República pelo PV da senadora Marina Silva, que deixou anteontem o PT e teve seu trabalho reconhecido como ministra do Meio Ambiente.

Anderson corre atrás de apoios políticos e da qualificação da militância verde. Iniciou um ciclo de visitas aos diretórios do interior do estado para conhecer pessoalmente todos os presidentes municipais bem como os minguados 17 vereadores que a sigla conseguiu eleger em 2008, além de reuniões semanais na nova sede do partido.

Assim sendo, em 2010, deveremos ter duas boas disputas para governador: a de Marcelo Déda e João Alves pelo governo e a de Nilson Lima e Anderson Góis pelo terceiro lugar. Todos já foram testados nas urnas. Façam suas apostas!

Fonte: Jornal do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário