Por Raimundo Brito - editor do Correio de Sergipe | Coluna Vida Política | 18.10.2009
Faltando apenas 75 dias para entrarmos no ano das eleições quando vão ser escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, os pré-candidatos já estão trabalhando a todo vapor, principalmente no interior do Estado, pois terão que visitar 74 municípios . E cada município requer mais de uma visita, pois ninguém consegue atender a todas as lideranças de uma única vez.
E um desses pré-candidatos que está intensificando as visitas a cidades do interior é o professor Anderson Góis, a maior surpresa política nos últimos anos. Jovem, inteligente, com toda energia e de uma educação fora de série, Anderson Góis se candidatou a prefeito de Aracaju pelo PCB e arrebatou nada menos que 5,46%, ou seja, 14.886 votos. Como o seu tempo foi curto, tanto na televisão como no rádio, pois foi candidato pelo PCB, Anderson Góis, agora filiado ao Partido Verde, acredita que terá mais facilidade de expor as suas ideias, pois terá mais tempo na televisão, como também já vem trabalhando a sua candidatura há algum tempo.
Quatro meses depois de se filiar ao Partido Verde, o professor Anderson Góis, que foi cortejado por vários partidos, mas preferiu o Verde por ser um apreciador da natureza, já visitou 39 municípios e concedeu 27 entrevistas em emissoras de rádio e até o mês de dezembro ele acredita que dará outras 50 entrevistas, pois está tendo uma boa aceitação da população sergipana. Mas as andanças do professor Anderson não ficam por aí. Ele já proferiu vária palestras sobre as mudanças climáticas e ate o mês de dezembro pretende proferir mais 50 palestras sobre o mesmo assunto que está em pauta no momento.
Em conversa com este colunista político, o professor Anderson não acredita em polarização entre João Alves, o possível candidato dos Democratas e o governador Marcelo Déda, que é candidato natural à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores. Anderson Góis acredita que, com a candidatura de Marina Silva à presidência da República pelo Partido Verde, seu nome vai ganhar mais projeção a nível estadual. Ele acredita que o ‘efeito Marina’ vai lhe impulsionar ainda mais, pois ele vai garantir palanque em Sergipe à candidatura da senadora, que já demonstra que vai concorrer à sucessão de Lula.
Outro possível candidato à sucessão de Marcelo Déda é o Democrata João Alves Filho. Quando questionado, o Democrata não confirma que será candidato a governador, mas revela que em 2010 vai concorrer a um cargo, seja ele no executivo ou legislativo. Quem conhece João Alves sabe da sua tendência pelo executivo e por isso todos acreditam na sua candidatura ao governo do Estado. Assim como Anderson Góis, João Alves vem proferindo palestras para políticos e estudantes e o tema central é o mesmo, as mudanças climáticas.
Além de Anderson Góis, João Alves e Marcelo Déda, ainda podemos ter concorrendo às eleições para o Governo do Estado o ex-petista e ex-secretário da Fazenda do governo Déda, o economista Nilson Lima. Filiado ao PPS, Nilson Lima também trabalha como mineiro, mas as recentes pesquisas têm o colocado em quarto lugar, atrás de João Alves, Déda e Anderson Góis, esse último podendo ser o divisor de águas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário