Um filme de 45 minutos, coproduzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Arrowhead Films, demonstra como o derretimento das geleiras do Himalaia e o aumento do nível do mar estão afetando a vida de cerca de 1,3 bilhões de pessoas na China, Índia, Bangladesh, Nepal e Butão.
Intitulado "Revelado: O derretimento do Himalaia", o documentário está agora sendo apresentado pelo Discovery Channel da Ásia, ressaltando que apesar da ciência não conseguir determinar exatamente qual a taxa de degelo, existem evidências dos impactos das mudanças do clima sobre as geleiras da região.
O filme alerta que o degelo cria um futuro de incertezas para muitas comunidades ao passo que a fonte de água de sete dos maiores rios da região desaparece.
O documentário demonstra estudos de caso e propõe algumas soluções, adaptadas localmente, incluindo a implantação de sistemas de alerta e o trabalho de conscientização das comunidades sobre os riscos potenciais.
Por exemplo, uma comunidade em Ladakh, Índia, está aproveitando o fluxo de água de uma geleira e congelando para uso posterior. Em Bangladesh, as comunidades estão plantando árvores de manguezais para prevenir a erosão e preservar terras agrícolas.
Mais de 50 mil geleiras estão encolhendo rapidamente na região do Himalaia, abrigando mais de 40% da água potável disponível no planeta.
Traduzido por Fernanda B. Muller, Instituto CarbonoBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário