sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Com a aproximação da COP17, entenda o que está em jogo nas negociações internacionais sobre clima

Acontece este ano, entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, em Durban, na África do Sul, a 17ª edição da Conferência das Partes (COP17), Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (CQNUMC). Apesar da baixa expectativa para o encontro, esta pode ser uma nova possibilidade para um outro pacto que tenha a redução das emissões de CO2 como uma perspectiva concreta.

Segundo Morrow Gaines Campbell, Durban não pode ser uma versão africana da COP16, que aconteceu em Cancún, no México, em 2010, e significou um novo fracasso nas ações para lidar com o aquecimento global e mudanças climáticas. “O nível das negociações em Durban precisa ser alto. Será um desafio histórico com novas demonstrações de solidariedade e parceria entre nações com o objetivo de evitar a realidade climática desastrosa que nos aproxima”, diz Gaines.

Para apresentar a trajetória das negociações, o texto “Mudanças de Clima: de COP em COP num caminho de pedras, num campo minado”, escrito por Morrow Gaines em julho deste ano, apresenta o cenário das discussões, o posicionamento dos diferentes países, o papel da sociedade civil, o quadro real das mudanças climáticas e o que esperar do encontro em Durban.

Fonte: Carbono Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário