sábado, 17 de setembro de 2011

ONU comemora Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

Nos últimos 24 anos, quase 100 substâncias nocivas à camada de ozônio foram banidas em todo o mundo. A medida é parte da implementação do Protocolo de Montreal sobre o tema. Mas nesta sexta-feira, quando é comemorado o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, a ONU fez um alerta. Em mensagem para marcar a data, o secretário-geral Ban Ki-moon disse que a comunidade internacional não pode substituir os gases nocivos por substância que causam o efeito estufa.

Para Ban, só sera possível alcançar desenvolvimento sustentável para todos, limitando as causas das mudanças climáticas. A camada de ozônio protege a população da Terra dos raios ultra-violeta que são prejudiciais à saúde podendo causar câncer de pele e catarata. Em 2007, por exemplo foram adotados ajustes para acelerar a probição de hidroclorofluorcarbonos, conhecidos como HCFC, que são gases que causam o efeito estufa.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, aproveitou a data para lançar um novo documentário sobre um programa de proteção da camada de ozônio. O especial, exibido em todo o mundo, entrevista especialistas da Agência Espacial Americana, Nasa, da Pesquisa da Antártida Britânica e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, sobre o tema.

Fonte: Rádio ONU, parceira da EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário