Anderson Gois - andersongois@andersongois.com.br
Samba torto
Vivemos em um país com cerca de 33 milhões de analfabetos, um país com um baixo índice de leitores (0,07 livros anuais por habitantes, incluindo livros didáticos). O famoso país do carnaval, país da pizza. Tudo termina bem, para os que gostam de um samba torto. Claro que é uma péssima comparação. A pizza que fazemos e o samba que tocamos são de grande qualidade e não merecem o trocadilho comumente utilizado.
Hoje é o país dos petistas, aqueles mesmos que sempre pregaram a também famosa ‘mudança’. Eu votei no PT uma vez, o ano era 1996. Votei em Ismael Silva. Mas depois do que os companheiros fizeram contra ele no segundo turno as minhas esperanças esmoreceram, caíram por terra. Enxerguei o que era o Partido dos Trabalhadores, um núcleo de defesa social (crítica contra quem é governo) que não defende e não prega a educação.
O governo Lula investiu menos que o de FHC em educação. Marcelo Déda, seguindo a cartilha, pouca ou nenhuma atenção dispensa a tão importante seguimento.
Mais proveitoso é manter um povo não letrado, aprenderam muito bem com a direita conservadora. Onde está o radicalismo veemente dos petistas para mudar a estrutura educacional vigente no Brasil? Onde está a revolução? Não a armada, mas a do livro, a da qualificação do professor, a da qualificação predial das escolas, dos servidores, a transformação intelectual para tornar o cidadão crítico, capaz de ter pensamentos próprios. Claro, desculpem-me, se o individuo for lúcido, não haverá mais PT.
Ter, portanto 33 milhões de analfabetos e raríssimos leitores é bom para manter o bolsa família e os votos na sucessão de Lula para uma senhora chamada... como é mesmo o nome dela?
..................................................................................
Piso Salarial Nacional em Sergipe
O secretário de educação do estado, José Fernandes Lima, desmarcou uma reunião com o SINTESE por motivo do retorno do governador Marcelo Deda de suas merecidas férias. Logo após o secretário viajou para descansar e não atendeu o sindicato. Até parece que as aulas vão retornar em dois ou três meses. ‘Quanta educação com os professores Senhor Secretário’.
Piso Salarial Nacional em Aracaju
Segundo a presidente do SINDIPEMA, professora Maria Elba, não houve por parte da prefeitura de Aracaju a devida atenção com o magistério municipal no tocante ao Piso Nacional. Foi entregue uma pauta de reivindicações para mais a frente acontecer uma rodada de negociações. É possível que o ano letivo atrase o seu início por motivo de greves dos servidores.
Ainda sobre Aracaju
O governo municipal não quer garantir o direito de assistência médica aos aposentados da educação. O aposentado que quiser o serviço médico deve entrar com uma co-participação. Assim é privado e não público.
Site da PMA X SINDIPEMA
O site da prefeitura de Aracaju mantém a informação de que houve no último dia 22.01 uma rodada de negociações entre o governo municipal e representantes dos professores. Em entrevista concedida ao programa ‘papo de escola’ da rádio jornal AM no dia 24.01 a presidente do sindicato dos professores, Maria Elba, negou o informado. Disse que apenas foi entregue uma planilha com reivindicações ao secretário Bosco Rollemberg.
O Governo das mudanças precisa mudar o rumo
A educação pública estadual continua precária. Mereceu até nota 3,6 dos próprios professores da rede. O único ponto de destaque positivo é o pré-universitário, mas, não foi Déda quem o criou. E vamos mudar.
Nova reunião (agora vai!)
Foi marcada para segunda (02.02) uma reunião entre o SINTESE e o Governo do estado. Esperamos que a secretaria de educação atenda o que é devido aos abnegados trabalhadores do magistério em Sergipe e evite uma greve no início do ano letivo. E que o governo não queira ser esperto e apenas incorporar as gratificações para fazer de conta que está concedendo aumento real.
Justiça, Segurança, Administração e agora Educação
O líder maior do PPS em Sergipe, Wellington Mangueira, assumiu a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Nossa Senhora do Socorro. Esperamos que a marca de sua gestão seja tão forte como em outras pastas, inclusive em governos estaduais (Justiça e Segurança).
Diferencial
Se Wellington Mangueira aplicar o mesmo esmero que o marcou na Secretaria de Segurança Pública no governo de Albano Franco e seguir os passos do entusiasmado prefeito Fábio Henrique teremos uma revolução na educação daquele município.
Escola para deficientes visuais
A Escola Estadual Senador Leite Neto, também está ofertando matricula para alunos deficientes visuais. A unidade de ensino conta com toda estrutura para atender aos alunos como sala de multimídia e transcrição do conteúdo em braile. Parabéns.
Grandes investimentos
A Universidade Federal de Sergipe investirá quase R$ 24 milhões em obras durante o ano de 2009. No total, serão 13 obras entre construções e ampliações, além de projetos e sondagens, reforma da Biblioteca Central (Bicen) e obras com processos já em finalização.
Comida e transporte para todos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (28) uma medida provisória que permite o fornecimento de merenda e transporte gratuito para alunos do ensino médio. A MP destina mais R$ 547,6 milhões para os programas de alimentação e transporte escolar do governo federal.
Esta coluna é uma publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário