sábado, 21 de março de 2009

Ao mestre com carinho

O professor é um ser ímpar no processo de formação da sociedade, extremamente necessário para a formação do indivíduo. Se voltarmos um pouco ao início da vida de um ser humano, qualquer ser humano, saberemos da importância de um mestre em sala de aula: na primeira infância, no fim da infância e inicio da adolescência, no fim da adolescência e inicio da juventude, durante a juventude, na formação de mestres e doutores e por fim como um eterno referencial. O abraço apertado da professora querida, o aperto de mão caloroso do super professor, aquele passeio cultural ou científico, o esforço físico para um bom condicionamento, as broncas e puxões de orelhas, as imensas lições para casa, o famoso ditado de palavras, o primeiro dez, o primeiro zero, a mão na cabeça, a mão no lápis. O olhar sereno e feliz realizado ao ver o seu aluno escrever as primeiras letras e depois ver o seu nome na lista dos aprovados no vestibular. É o professor com ou sem dor de cabeça, cólica menstrual, falta de dinheiro, filhos doentes, contas atrasadas e outras coisas do cotidiano que dá um belo sorriso de bom dia aos estudantes e o faz crer que qualquer obstáculo pode e será ultrapassado com esforço, coragem e determinação. É por isso que o professor merece todo o respeito e carinho que um mestre deve receber. Professor... o mestre sempre com carinho.


Ordem judicial
O Desembargador Edson Ulisses de Melo, decidiu nesta sexta feira (20), que a greve dos professores da rede estadual de ensino é ilegal, e manda que seja imediatamente suspensa a paralisação e o retorno imediato das aulas. A permanência da paralisação traz conseqüências para toda a sociedade, que o Judiciário tem o dever de evitar, como Poder responsável pela paz social, diz em sua sentença o desembargador.

Responsabilidade educacional
A criação de uma lei de responsabilidade educacional foi um dos temas discutidos pelo ministro Fernando Haddad com os parlamentares que integram a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (18), no Ministério da Educação (MEC).

SINDIPEMA I
Os professores da rede municipal de Aracaju foram recebidos nesta sexta-feira, dia 20, pelos secretários de Finanças, Jefferson Passos, e o de Administração, Daniel Fortes, para tratar das reivindicações da categoria.

SINDIPEMA II
No calendário de eventos do Sindipema há uma assembléia para avaliar o comando de greve e mobilizações na próxima segunda-feira, 23, às 15h, na sede do sindicato. Na terça-feira, dia 24, a professora Maria Elba da Silva ocupa a tribuna da Câmara dos Vereadores às 9h para falar sobre o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para a rede de ensino de Aracaju.

Marcelo Déda
Em entrevista à imprensa, quando da posse do secretário adjunto de comunicação, o governador foi duro ao afirmar que o Síntese tem que dizer a verdade aos professores. O Supremo Tribunal Federal deliberou que os R$ 950,00 do piso representam o conjunto das remunerações, explicou, avisando que quem tiver uma teoria diferente dessa, vá às rádios e aos jornais e me desminta, desafiou.

UFS
O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) aprovou por unanimidade em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 18, as propostas de criação de nove mestrados e um doutorado. As propostas de mestrado são em Zootecnia, Biologia Parasitária, História, Comunicação, Filosofia, Serviço Social, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Ciências Florestais. E o doutorado será em Agroecossistemas.

Reforma ortográfica
A partir de 2012, todos os livros didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação terão incorporado as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A informação foi dada nesta quarta-feira (18) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Projeto das cotas
A audiência pública para debater o projeto de cotas para as universidades públicas e para as instituições federais de ensino técnico de nível médio, realizada nesta quarta-feira (18), na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, mostrou que os parlamentares estão divididos sobre a medida. O último debate antes da votação do projeto na comissão deve ocorrer na próxima quarta-feira (25), com a presença do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos de Souza.

Desvalorização do professor
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) mostra que a desvalorização do professor é o principal problema do ensino público no país na opinião da população. Para a secretária da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, o intenso debate sobre a lei que estabeleceu o piso nacional de R$ 950 para o magistério, no ano passado, trouxe o professor para o foco do processo educacional.

Publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário