Houve um tempo em que o jovem deputado estadual Marcelo Déda, engajado nas lutas dos trabalhadores, fazia discursos inflamados e com grande eloqüência em defesa dos professores, bradava em alto e bom tom, ‘não pise no meu piso. Bom! Mas isso foi a muito tempo, mais de vinte anos, e todos nós sabemos que as coisas mudam bastante. Hoje o nobre Governador de esquerda e eleito pelo anseio popular de mudança, diz até que cortará o ponto dos servidores grevistas. Disse o senhor Déda que está decepcionado com os servidores do magistério. Mas como perguntar não ofende, por qual motivo estará o nosso líder maior entristecido? Com a greve deflagrada pelos professores? Mas quando ele era oposição aos governos de João Alves, Valadares, João Alves, Albano Franco duas vezes e João Alves novamente, não foi tão notória a sua participação incitando ‘GREVES’? Ah! Mais eu entendo um pouco a tristeza do chefe do executivo, agora aliado de Valadares e Albano Franco ele foi picado pela ‘direita conservadora’ e sabe que greve não é um direito dos trabalhadores que devem sempre está submetidos aos desmandos das autoridades, pois os nossos lideres sabem mais do que nós, e se eles dizem que o irrisório salário que os abnegados professores recebem é de bom tamanho para sanear as suas contas e ter uma vida digna, quem somos nós para nos opor. É senhor governador os tempos são outros.
Universidade Aberta do Brasil
Na manhã dessa sexta-feira, 13, cerca de 300 alunos universitários participaram da Aula Inaugural do Pólo da UFS/UAB em Estância; o evento aconteceu nas instalações do Auditório Raymundo Silveira Souza, no Fórum Ministro Heytor de Souza. Para a secretária municipal de Educação, Línia Costa, os alunos novos e veteranos são merecedores de elogios pelo esforço de após um longo dia de trabalho ainda encontram forças para mais uma jornada de horas de estudo, certos de que só por meio da educação é possível chegar ao sucesso profissional.
Irregularidades
Na manhã desta sexta-feira, 13, o SINTESE reuniu a imprensa para apresentar supostas irregularidades nas folhas de pagamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Uso indevido dos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização dos profissionais (Fundeb) e altos valores dos salários de funcionários comissionados deram o tom das acusações do sindicato.
Recursos para a educação
Recebido, na manhã de quarta-feira (11), pelo presidente do Senado, José Sarney, o ministro da Educação, Fernando Haddad, pediu pressa do Legislativo na aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 277/08) que aumenta os recursos orçamentários federais vinculados à educação.
Mestrado em Antropologia
Primeira turma deverá funcionar ainda no segundo semestre de 2009, com vagas para 16 alunos
A proposta tramitou na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante 2008, mas, devido ao grande volume de processos, o resultado positivo sobre a implantação do mestrado em Antropologia na Universidade Federal de Sergipe só saiu agora, em março de 2009, e se apresenta como um ponto animador para uma área que goza de tradição em Sergipe, com estudiosos de projeção nacional no passado, e que possui um grande contingente de interessados no estado.
Fundeb
A estimativa de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2009 é de R$ 81,9 bilhões, 28% maior do que o total aplicado pelo Fundo em 2008, quando chegou a R$ 63,7 bilhões. Os parâmetros operacionais deste ano foram publicados no dia 11, no Diário Oficial da União (DOU).
Mais Greve
Os profissionais da rede de ensino de Aracaju estão engajados na luta pelo Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Após assembléia deliberando greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (16), os professores já estão se mobilizando para o ato às 9h em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. A luta é pela implantação do PSPN e pela Data-Base 2009.
Novo Vestibular
O Ministério da Educação quer mudar a forma de seleção das universidades e alterar os vestibulares. Em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o ministro da Educação, Fernando Haddad, acertou ontem com os reitores a montagem de um grupo para desenvolver um novo modelo de prova. Os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino hoje está voltado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso, afirmou.
Contra o analfabetismo
Com o objetivo de diminuir o analfabetismo em Nossa Senhora do Socorro, a Secretaria Municipal da Educação, realizou uma reunião com educadores na terça-feira (dia 10). O principal tema abordado foi à implantação de projetos de alfabetização em escolas localizadas no município. De acordo com o secretário, Wellington Mangueira, o trabalho é uma espécie de projeto piloto que respaldará o programa do governo federal ‘Analfabetismo Zero’, voltado para jovens e adultos em idade escolar.
Publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário