O estado brasileiro passa por dificuldades latentes no cenário educacional. Há uma crise instaurada no coração e na mente do ciclo da educação em nosso país: o estado, segundo o que acredita o presidente Lula, “nunca houve na história deste país tanto avanço na educação, ao ponto que será difícil outro governante obter tamanha conquista”, corre as mil maravilhas. São as universidades públicas sofrendo com o sucateamento predial e institucional, as particulares abrindo cursos ao ritmo de boteco de esquina, e a qualidade, em muitos casos, vai para o espaço. Não existe grande investimento em tecnologia e o Capes e CNPq em vários momentos devolveram recursos para a União por falta de projetos acadêmicos. O Presidente cria ações populistas em nome da educação. O governo federal joga, portanto, para a platéia. A configuração do Plano Salarial Profissional Nacional e das Cotas são uma prova inconteste do jogo de cena do nosso presidente. Eu criei condições melhores para os nossos queridos professores, eles que são abnegados em sua função de transmitir conhecimento. Eu tornei democrática a entrada para a vida universitária, Eu resgatei a dívida social do Brasil com os negros e menos favorecidos da escola pública, dirá Lula. Pois bem, e as condições para efetivação de tais projetos? O que de fato observamos em nossa pátria é a degradação dos professores, escolas em péssimas condições de uso, falta de livros didáticos, falta de apoio ao esporte estudantil, e um gigante desestimulo as famílias brasileiras. Mas certamente na comparação do presidente está tudo bem. Tudo bem sim, pois o padrão educacional do nosso líder maior não foi nos bancos escolares.
Greve
Mesmo com a reunião entre o Governador Marcelo Déda e os representantes do SINTESE, não houve avanço quanto ao PISO SALARAL. Os professores do estado mantiveram, assim, o indicativo de greve em assembléia realizada na última sexta-feira. Os alunos ficarão sem aula já a partir do dia 09.03 e não há data prevista para o retorno.
Abertas inscrições do Selo Escola Solidária 2009
Escolas de todo Brasil podem se inscrever no Selo Escola Solidária 2009. Criado em 2003 pelo Instituto Faça Parte, o Selo reconhece e dá visibilidade às ações de Voluntariado Educativo realizadas pelos alunos das escolas públicas e particulares de todo o país. O Selo Escola Solidária é realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco, Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) para a Educação e Unicef. O Selo acontece a cada dois anos. E para as Inscrições entre no site do Faça Parte: www.facaparte.org.br
MEC e OAB
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) irá analisar a situação de 89 instituições de ensino de Direito no país. Elas foram notificadas em 2007 depois de receber nota menor que três no Exame Nacional de Desempenho de Ensino (Enade), quando a máxima é cinco. O MEC pretende implantar normais mais rigorosas para abrir e manter cursos de graduação em Direito. Dessa maneira, pediu à Ordem dos Advogados do Brasil para criar uma maneira de informar ao Ministério o desempenho dos advogados no Exame da Ordem.
Livros grátis
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4606/09, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que obriga o Ministério da Educação (MEC) a arcar com os custos e a distribuição dos livros didáticos destinados aos alunos da educação básica da rede pública - formada pelo ensino infantil, fundamental e médio. Atualmente, decretos e resoluções do MEC já estabelece a distribuição gratuita de livros a esses estudantes, mas Britto considera que isso deve ser determinado por lei.
Lourival Fontes
A falta de merendeiras, vigilantes, serventes e auxiliares administrativos levou a suspensão das aulas na Escola Estadual Lourival Fontes. O período letivo na unidade, que fica localizada no bairro Santo Antônio, havia iniciado no dia 16 de fevereiro, mas com a falta de profissionais, os alunos foram enviados para casa.
SINDIPEMA
O SINDIPEMA convoca os professores da rede municipal de Aracaju para a sua assembléia na próxima terça, dia 10.03, às 9:30h, na sede do sindicato. Na pauta, a data-base 2009 e o Piso salarial profissional nacional (PSPN).
Tecnologia
Aproximadamente dez milhões de alunos da educação básica serão beneficiados este ano com a entrega de 26 mil laboratórios de informática. O número representa a expansão do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), cuja meta é atender todas as escolas públicas urbanas até 2010. A entrega e instalação dos equipamentos estão previstas para começar a partir deste mês.
Lula em Sergipe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Sergipe no final deste mês para a inauguração do campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A solenidade está agendada para o dia 25, mas a reitoria da UFS informou que ainda aguardam a confirmação do cerimonial dos governos do Estado e Federal. A expectativa é que além do presidente também compareçam ao evento os ministros de Cultura e Educação.
Sem condição
Várias escolas da rede estadual de ensino estão em péssimas condições de trabalho e estudo. O Ministério Público do Estado de Sergipe, através da Promotoria de Justiça dos Direitos à Educação, oficiou a Secretaria de Estado da Educação, requerendo, em caráter de urgência, a suspensão das aulas e a remoção dos alunos da Escola Estadual Paulino Nascimento. O Colégio Castelo Branco está um caos, o Lourival Fontes, o 17 de Março e outras tantas.
Super
Parabéns as maravilhosas mulheres do meu querido Sergipe.
Publicação dominical do Jornal Correio de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário