domingo, 1 de março de 2009

Educação Olímpica

É real a condição que o esporte possui em transformar jovens carentes em estrelas, em homens e mulheres independentes. Não são todos os atletas que alcançam a fortuna financeira, mas com certeza, todos aqueles que enveredam pelo caminho do esporte, conquistam o enriquecimento humano, desenvolvem a capacidade de pensar coletivamente, ainda que o seu esporte seja individual, pois pensam sempre no grupo que lhes acompanha: escola, clube, cidade, estado, nação. O esporte é mesmo uma ferramenta significativa para os governos, uma forma lúcida de atrair a atenção da criança e do jovem, principalmente aquele que em sua vida já não há esperanças. Atrelar, portanto, o esporte a educação é uma sacada de mestre, uma refinada solução para prender a atenção do nosso estudante a escola e aos conhecimentos ofertados pelos doutores das ciências, letras e números, uma famosa ‘casadinha’ de sucesso. Criar mecanismos que possibilitem o acesso ao desporto. Tornar o garoto pobre um praticante de um esporte olímpico. E por que não um Centro para o Desenvolvimento Olímpico em Sergipe, por que não uma bolsa atleta, que torne o estudante um guerreiro e não um dependente do subsídio governamental, (Bolsa Família). De forma singela sou capaz de afirmar que a boa prática esportiva trará um maior conhecimento do próprio corpo e a busca por uma saúde mais equilibrada, reduzindo o fluxo de usuários nos postos de saúde. “Mas isso é a longo prazo, dirão os críticos”. E quem disse que o estado tem prazo de validade. O sistema fica e os governantes, as correntes políticas se alteram. O povo tem que esperar por um sistema eficiente, independente do gestor. Gerar uma política de inclusão com base no esporte, eis uma alternativa clara e eficaz contra o modelo flagelado que possuímos. E viva a Vila Olímpica que será construída em Sergipe.

Esporte Olímpico
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4614/09, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que assegura a destinação de recursos financeiros da União, dos estados e dos municípios para os clubes formadores de atletas olímpicos. De acordo com a proposta, os clubes receberão o equivalente a 30% do fundo que é composto por 2% da arrecadação bruta das loterias federais e similares sujeitas a autorização federal.

ProUni
Foi prorrogado o prazo para comprovação de informações dos candidatos pré-selecionados, em segunda chamada, no Programa Universidade para Todos (ProUni). O novo período se estende até a próxima quarta-feira (4). Para saber se foi beneficiado com a bolsa, o estudante deve consultar a página eletrônica do ProUni. Ele precisará indicar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o CPF. Pode também ligar para o telefone gratuito 0800-616161.

Alunos sem merenda
Pelo menos 895 municípios e nove redes estaduais de ensino (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins) vão ficar sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação.

Rendimento baixo
Dados divulgados pelo Movimento Todos pela Educação revelam que apenas 16,5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino aprenderam os conteúdos adequados à série na disciplina de Português. A meta estipulada era de 20,07%. Em matemática, os estudantes ultrapassaram a meta de 8,28%. Na 8ª série os dados também são abaixo do esperado.

Profuncionário
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) prorrogou até o dia 6 de março as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico de Formação dos Funcionários da Educação (Profuncionário). Podem concorrer às vagas servidores que tenham nível médio e exerçam função não-docente nas escolas das redes públicas estadual e municipais de ensino.

Residência Médica
A Comissão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (Coreme) informa que entre os dias 2 a 6 de março estarão reabertas as inscrições para o Programa de Residência Médica. O edital suplementar dispõe de vagas para as áreas de Obstetrícia e Ginecologia, Infectologia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, e Nefrologia.

Super Provão
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apresentou projeto propondo a realização de exame nacional para avaliar cursos e instituições de ensino superior, com participação obrigatória de todos os estudantes concluintes. O objetivo é fiscalizar a crescente oferta de vagas em instituições de educação superior e garantir a qualidade da grade curricular dos cursos de graduação.

Cursos Gratuitos
O Senac por meio de um acordo firmado pela Instituição com o Governo Federal, criou, e já inicia seu desenvolvimento, o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que consiste em capacitar pessoas de baixa renda através de cursos gratuitos, oferecendo oportunidade de crescimento profissional para pessoas que não possuem condições financeiras de investir na sua carreira.

PÓS-GRADUAÇÃO
CICLO – Renovando Conhecimento, em parceria com a Faculdade Social da Bahia (FSBA) lançam em Sergipe quatro novas Pós-Graduações na área da saúde: Enfermagem do Trabalho (Ênfase em Concursos Públicos); Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Prevenção, Controle e Tratamento de Infecção Hospitalar em Serviços de Saúde. Contatos: www.portalciclo.com.br/pos_garduacao.asp.

Coluna 'papo de escola' publicada dominicalmente no Jornal Correio de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário