No próximo sábado, dia 26, acontecerá mais um ato ambiental promovido pelo grupo de ambientalistas do Movimento Aracaju Sustentável: o "Pedágio Ecológico". O evento consiste em uma ação de panfletagem com dicas de hábitos diários que reduzam o impacto causado pelo ser humano ao planeta. Além da panfletagem, que será com papel reciclado, os ambientalistas cobrarão um pedágio dos condutores que passarem pelo local.
Os organizadores explicam que o pedágio, no entanto, não será cobrado em dinheiro, mas em lixo produzido pelos condutores. Ou seja, o pagamento será depositar em sacolões todo o lixo que estiver no veículo. Segundo o professor Anderson Gois, um dos líderes do movimento, o ato tem por meta chamar a atenção dos cidadãos para a preservação da vida através de ações sustentáveis.
"A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro", disse.
Anderson explicou ainda que essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
"Temos que ter a consciência que tudo o que consumimos tem um preço ambiental, que o lixo que produzimos na maioria das vezes não possui uma destinação adequada e que os nossos hábitos diários podem ser decisivos para a perpetuação da espécie humana, somos nós, cidadãos comuns que temos que mudar os nossos hábitos para garantir melhores dias para todos, por isso eu convido cada cidadão aracajuano a adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente por ser fundamental para o planeta. Há muitas coisas que nós podemos fazer em nosso dia-a-dia, basta que tenhamos disposição e que prestemos atenção no caminho. O planeta e a vida agradecem", disse Anderson Gois.
Anderson Gois fez ainda algumas ponderações e deixou alguns questionamentos, como por exemplo, qual a relação entre o nosso cotidiano e o meio ambiente? "Você já parou para pensar? Muitas vezes, nos remetemos à responsabilidade de outros sem olhar para os nossos hábitos em casa, no trabalho e na comunidade. Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa "rastros", "pegadas", que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos", explanou.
O professor explicou ainda que "por isso é de extrema importância que cada um de nós reflita sobre o que podemos de fato fazer para minimizar o impacto das nossas pegadas para os nossos semelhantes de hoje e de gerações futuras. E por tanto quero convidar toda a população de Aracaju para se fazer presente neste sábado a partir das 10h na esquina da avenida Barão de Maruim com a rua da frente para que juntos possamos levar esta mensagem de vida sustentável, as cem primeiras pessos que lá chegarem vão ganhar uma camisa do ato Pedágio Ecológico", concluiu Anderson Gois.
Fonte: www.universopolitico.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário